LOCALIZAÇÃO | FALE CONOSCO
Luthier Siemons

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Luthier Siemons - Quem Somos Luthier Siemons - Produtos Luthier Siemons - Serviços Luthier Siemons - Workshop Luthier Siemons - Agenda Luthier Siemons - Videos Luthier Siemons - Links Luthier Siemons - Blog Luthier Siemons - Responsabilidade Social

Conserto e Reparos: Conserto e Reparos

Um dos nossos trabalhos é prestar serviços para músicos na parte da manutenção dos instrumentos. Consertamos todos os instrumentos de sopro de metal e também instrumentos de madeira, como por exemplo: clarinetes, saxofones e flautas-transversais. Temos uma oficina bem equipada para executar todos os serviços. Fazemos customizações em todos os instrumentos, como colocação de gatilhos, recursos, sonorização, alinhamentos, campana removíveis entre outros. Removemos laqueação num banho ecológicamente correto. Já criamos uma estrutura para laqueação de instrumentos que nos permite a aplicamos o verniz Epoxí. Também temos contatos com empresas de galvanização, como prateamento, cromagem, entre outros. Assim oferecemos serviços de prateação em bocais, tudeis e instrumentos. 

18.04.2017

Finalziamos para um dos nossos cliente uma reforma geral de um Flüglhorn alemão do fabricante Ernst Blohberger / Bonn. Este instrumento foi totalmente restaurado, colocamos o gatilho na 3ª volte e montamos 3 articulações Minibais nos gatilhos. Como acabamento aplicamos o vernzi Epóxi. Um lindo instrumento. Verifique as fotos !

 

 

16.04.2017

Acabamos de finalizar uma reforma geral numa trompa Yamaha YHR-664. O instrumento tinha várias corrosões por motivo da idade do instrumento. Por isto trocamos no total 5 voltas. Desamassamos o instrumento completo, polimos e aplicamos no final um novo verniz Epóxi. A trompa ficou com uma aparenciâ nova e um timbre muito bom. Acreditamos que a dona do instrumento vai tirar muitas notas boas deste instrumento. Verifique as fotos !

27.10.2015

Finalizamos uma reforma geral de uma trompa Alexander. Trata se de um instrumento antigo que já passou por algumas reformas que inclusive não foram bem feitas. Aplicaram até uma banho de niquel neste instrumento. Na reforma nos removemos o banho, fizemos um um novo alinhamento do instrumento, porque nenhuma das voltas em Fá estavam sainda sem bater na campana. Para não prejudicar mais ainda o metal optamos pelo acabamento escovado e aplicamos um verniz Epóxi. O instrumento ficou muito bom. Infelizmente não podiamos remover a capa que foi colocada na campana. Nessa área a campana já estar danificada e precisaria ser trocada. Mas o resultado final nós deixou satisfeito por que o instrumento respondeu muito bom em questão sonoridade e afinação. Seguem algumas imagens.

04.06.2013

Finalizamos uma reforma geral de um clarinete Egid Glassl em Dó com novo banho de prata nas chaves. A madeira passou pelo processo de fechar rachaduras e hidratação. Confecciomanos alguns eixos novos. Também fizemos um ajuste para uma afinação melhor este instrumento. Verifique !

14.05.2013

Iniciamos um trabalho de um trompete Yamaha YTR 2420 que vai  passar por uma reforma geral com vários customizações e ainda vai receber um banho de ouro. Acompanhe nos proximos meses a reforma:

Instrumento com banho de ouro

 

30.01.2013

Reformamos a trompa tripla Schmidt do trompista Ozeas (OSESP). Este instrumento passou por uma reforma geral com algumas modificações e aplicação de um novo verniz no instrumento e um banho de prata na parte interna da campana.

Instrumento antes da reforma apresentou muitos pontos de corrosão. Verifique !

Instrumento após reforma geral com novo verniz Epoxi aplicado aqui no Atelier e um banho de prata de 15 milésimos na parte interna da campana.

A satisfação do nosso cliente é a nossa.

13.01.2013

Reformamos uma Tuba Conn 4 J aqui no Atelier. Trocamos voltas e leadpipe neste instrumento. Após polimento foi aplicado o verniz. Verifique as imagens.

Instrumento antes da reforma:

Instrumento após reforma:

22.12.2012

Reformamos um Sax Alto Weril Rex. Este instrumento passou por uma reforma geral com aplicação de um novo verniz no corpo e um banho de niquel nas chaves. O saxofone fiquou muito bom, com novas sapatilhas e cortiças. Verifique !

 14.09.2012

Reforma geral de um trompete Bach Mod. 25. Este instrumento veio com uma campana bastante comprometida. Por isto o músico optou por uma nova compana feita aqui no Atelier. Também foram trocados o Leadpipe e o receiver, a volta de afinação. Para finalizar demos uma banho de prata. Verifique as fotos.

Antiga Campana da Vincent Bach do Mod. 25

A borda da campana rachou e o arame estar para fora.

Antigo Leadpipe original da Bach.

O Leadpipe apresentou vários pontos de corrosão. 

Receiver com rachadura na entrada do Leadpipe.

Por causa da idade do instrumento as peças tem corrosão.

Antiga volta de afianção também com pontos de corrosão.

O Trompete após reforma com novo banho de prata.

Na campana gravamos o nome do músico.

 

 

26.07.2012

A Trompa Alexander do trompista Dante Yenque da OSESP sofreu um acidente em Campos do Jordão. A campana foi fortemente amassado. O músico trouxe o instrumento para o Atelier. Fizemos o conserto e o Dante ficou muito satisfeito com o resultado. Verifique as fotos.

O Instrumento após conserto aqui no Atelier.

Dante tocando a sua trompa Alexander 103 após conserto.

16.03.2012

Reformamos um Trompete Yamaha do músico Pedro Paulo aqui no Atelier. O instrumento pssaou por uma reforma geral com algumas customziações. Confeccionamos um gatilho para a 1ª volta. Também foram trocadas algumas peças. No final mandamos o trompete para um novo banho de prata. Veja o resultado !

Pedro Paulo tocando seu tromepte após reforma no Atelier.

O músico ficou muito satisfeito com o serviço do Atelier.

Ele deixou mais um instrumento para conserto - Um Fluegel Yamaha 6310 Z

 

 

20.01.2012

Reforma geral de um trompete Bach Mod. 72 do músico Sérgio Henrique Vale Giovannetti de Londrina. O instrumento vai passar por uma reforma geral, troca de Leadpipe volta de afinação. Polimento geral com um novo banho de prata. Acompanhe o processo !

Removemos o antigo Leadpipe e a antiga volta de afinação. Ambas as partes estavam com corrosão

Somente no processo do conserto podemos avaliar se precisam ser trocados peças como neste caso o Leadpipe. As manchas vermelhas mostram a parte corroída. Não podemos mandar uma peça assim para um novo banho de prata. A prateação não esconde nada, ela simplesmente acompanha a superfície. Entãp neste caso deixando uma peça assim, vai aparecer após banho.

Removendo as imperfeições na camisa.

Desamassando a campana.

Antiga volta de afianação do lado esquerdo e a nova volta do lado direito.

A volta desmontada para troca das peças.

Alinhamento da nova volta e solda.

Confecção do novo leadpipe. Neste caso acompanhamos o mesmo cone do leadpipe original da Bach com um bore de 8,8 mm. Também oferecemos vários leadpipe com outras medidas feito pelo Atelier.

Os Leadpipes são feitas tradicionalmente e artesanalmente através do orientação do nosso Luthier Stefan Siemons. Podemos garantir que assim esses Leadpipes tem uma qualidade sonora e principalmente uma resitência á corrosão muito boa. Neste caso o músico pediu como matéria prima a Alpaca.

Após a confecção o Leadpipe é limado, lixado e polido. Logo em seguida já vem a nova montagem no instrumento.

Antiga volta de afinação e Leadpipe que precisavam ser trocadas.

O instrumento e seus componentes após o primeiro polimento.

O novo Leadpipe de Alpaca montado no instrumento.

Após primeiro polimento marcamos com uma caneta vermelhra os pontos que ainda precisam ser trabalhadas. Lembrando que o nosso trabalho antes do novo banho de prata é muito importante. Por isto devemos remover todas as imperfeições que ficam na superfície.

 

Instrumento após novo banho de prata com novos capelotes feito pelo Atelier e com banho de ouro.

 

 

 24.10.2011

Reforma geral de um trompete Yamaha YTR 2320. Este instrumento vai passar por uma grande transformação. Se trata de um instrumento de um músico de Santa Catarina que estar tocando muitos anos com este trompete. Ele pediu para remover a laqueação e fazer várias customizações neste trompete. Como se trata de um instrumento da linha standard, vamos transformâ-lo num instrumento de linha profissional. Vamos colocar duas travessas na volta de afinação. Também vamos soldar um anel fixo na 3ª volta. A 1ª volta vai receber um gatilho automatico para fazer a manualmente a afinação. Como extra o músico pediu para banhar este instrumento em prata. Então acompanham a transformação deste instrumento.

Instrumento desmontado. Todas as peças estão no seu devido lugar.

A campana foi desamassada e alinhada.

Cada peça e cada detalhe precisa ser trabalhada para ter um resultado final mutio bom.

 

Por causa da idade do instrumento, a limpeza interna de cada piston precisa ser feito manualmente.

A chave d´água original estava corroida. Precisamos substituí-la por uma nova.

As partes externas da camisa foram muito corroidas. Por isto removemos os desníveis da superfície com muito cuidado.

Agora a camisa e o leadpipe estão prontos para o novo polimento.

Confecção do gatilho da 1ª volta.

O Atelier confecciona cada peça individualmente.

O trompete com todas as peças novas. Gatilho na 1ª volta e anel fixo na 3ª volta. Nova chave d´água.

Os três pescoços de aluminum foram trocados. Este trabalho foi feito no torno.

O novo adicionador da 1ª volta é feito da alpaca na qualidade de fojar. Todo acabamento é feito artesanalmente na mão.

A formação dele vai dar conforto ao músico.

Instrumento após banho de prata.

 

Montamos um gatilho na 1ª volta. Também colocamos dois suportes na volta de afinação.

Colocamos um anel fixa na 3ª.

Este instrumento da linha standard da Yamaha se tornou um instrumento profissional.

 

04.10.2011

Estamos reformando uma Tuba Böhm & Meinl - Alemão. Essa Tuba é fantástica. Ela somente tem 3 rotores, por isto o músico Esdras veio nos pedir em colocar o quatro rotor. Fora disso vamos confeccionar um novo leadpipe em alpaca para essa Tuba.  Ela vai passar por uma reforma geral com remoção de laqueação. Vamos também desamassâ-la completamente. Acompanhe algumas fotos do processo.

Fotos da Tuba antes do conserto.

Instrumento com muitos amassados.

Uma Tuba de calibre largo com somente três rotores. O Atelier vai colocar um 4º rotor.

O leadpipe estar comprometido. O Atelier vai confeccionar um novo leadpipe em alpaca.

Vamos começar o conserto ! 

Tuba desmontada.

Agara vamos remover a antiga laqueação num banho ecologicamente correto.

Preparamos paralelamente a montagem do 4º rotor.

As saídas do rotor precisam ser alinhadas perfeitamente nos tubos de conexão.

Um trabalho que nosso Luthier StefanSiemons conhece muito bem, já que ele trabalho muitos anos na Meinl Weston confeccionando Tubas.

Manualmente ele faz o alinhamento das quatro saídas.

O alinhamento do novo rotor precisar ser 100 % acompanhando os três antigos rotores.

Antes da montagem colocamos a ferradura com rosca M 2,5 mm que guiará os 90 º do movimento do rotor.

Soldagem do novo rotor.

Remover o estanho após solda

Montagem da nova mesa e confecção dos gatilhos

Desamassar todas as partes do instrumento.

Aqui o trabalho precisa ser bem feito. Cada amassado precisa sair.

O Luthier trabalha com ferramentas específicas para Tuba.

Antes do polimento removemos somente as pequenas ondulação na superfície.

A lixa 600 somente iguala a superfície. Assim o material da Tuba não estar sendo agredido e o instrumento ainda pode ser reformado muitas vezes.

Remontagem da capa de proteção após reforma da volta principal da Tuba.

Cada amassado foi removido com mutio cuidado.

Remontagem da capa.

 

Desamassar a campana.

Preparando a montagem da volta do 4º rotor.

As partes da Tuba prontas para o polimento o nova montagem.

Vale a pena mencionar que o material dessa Tuba é excelente. Aqui se mostra um instrumento de altíssima qualidade.

Para completar falta somente a campana.

 

Após polimento vamos começar a remontar a Tuba.

A Tuba polida e montado. Falto agora somente montar os rotores.

Confecção do novo Leadpipe em Alpaca

Instrumento após laqueação. Agora vamos finalizar o instrumento com a montagem dos rotores e das voltas.

Retifcar os rotores e ajustar os gatilhos na posição certo.

Cada gatilho é ajustado individualmente.

O Luthier Stefan Siemons testando o movimento dos rotores.

Instrumento finalizado pelo Atelier. Reforma geral com montagem de um 4º rotor e voltas. Novo leadpipe em Alpaca. Nova mesa com articulações Minibais.

A satisfação do músico é nossa satisfação.

20.06.2011

Reformamos um trompete piccolo Lechner do músico Adenilson Telles. O instrumento passou por uma reforma gerl com um banho de prata e ouro. Veja o resultado!

Instrumento antes da reforma:

Instrumento após reforma:

O músico contente é nossa satisfação.

 

20.01.2011

Fizemos uma customização num Sax Tenor Yamaha YTS-25. Este instrumento passou por uma reforma geral com um nova acabamento. Este instrumente é originalmente laqueado. Ao pedido do músico removemos a laqueação, fizemos toda reforma e polimos o instrumento como também as chaves e mandamos para banho de prata. Após do banho fizemos um novo sapatilhamento, colocamos novas cortiças e feltros. Finalmente fizemos a regulagem e a lubrificação do instrumento. Este Sax ficou muito bonito e também ganho um novo trimbre. A prata é muito nobre e acresentou bastente. Tenho certeza que o músico vai gostar muito. Verifique as fotos.

 27.01.2011

Recebmos uma Flauta-Transversal Yamaha YFL-211 de Belém do Pará. A musicista sentou encima do instrumento. O estrago foi grande. Com todas as ferramentas necessárias conseguimos consertar este instrumento. Verifique as fotos!

O instrumento após conserto. Ficou somente uma pequena marca porque o amassado foi muito profundo. Porém a flauta foi desamassada, alinhada, removemos o jogo nas chaves, montamos o mecanismo e fizemos a regulagem. O instrumento volta em perfeitas condições.

 

Outros consertos:

 

 

 

  

 

Copyright © Luthier Stefan Siemons. All Rights Reserved
Shizen / Extrahost
Revista Folha Sinfônica Stefan Siemons 1º Mestre de Lutheria da América Latina
Trompas Dietmar Dürk